Tanzânia... A hora chegou!!

Estes últimos dias foram intensos e ansiosos para a chegada da viagem à Tanzânia... Havia  muitos detalhes para tratar e, por mais organizada que eu tentasse ser (pois decididamente não é a minha real natureza), fazer isso sozinha era impossível. Tive meus diversos "anjinhos" ao longo desta preparação, o que foi fundamental! Agradeço a cada um deles de coração!
Bom, mas os preparativos, como disse, foram diversos... Desde a vacinação à compra de presentes para as crianças.
Acho que nunca tomei tantas injeções como para esta viagem... A lista era interminável: febre amarela, febre tifóide, meningocócica C, raiva, tétano, difteria e coqueluche, hepatite A e B, reforço de pólio e influenza. Ufa!
Além de todos os cuidados recomendados em relação à malaria (que não tem vacina), e que o processo de prevenção é tão longo e causa tantos efeitos colaterais, que a melhor saída é levar um bom repelente e torcer para que o mosquito não apareça por lá.
Bom, mas vamos falar da parte boa!
Queria poder levar algo daqui para as crianças do orfanato, mas não sabia se era permitido. Então, escrevi para o coordenador local da Tanzânia (Deo) e ele me disse que, além das crianças esperarem, sim, algo dos voluntários (Afinal, são crianças, né!), eles também precisavam muito de brinquedos, roupas, material escolar etc.
Consegui descobrir, também, que são 200 crianças das mais diversas idades, mas somente 15 delas moram no orfanato, onde também eu vou ficar.
Com estas informações fomos - meu maridão foi super companheiro e foi comigo até a Rua 25 de Março,  e compramos diversos brinquedinhos: cordas, ioiôs, peteca, bandanas com a bandeira do Brasil etc. etc.). Além disso, também comprei diversas roupas infantis. No total, foram mais de 250 itens entre brinquedos e roupas que estou levando.
As compras na farmácia também merecem um destaque. Foram tantas as recomendações que comprei coisas que nem sei para que servem... Mas, na dúvida, comprei tudo: desde medicações para diarréia, febre, anti-histamínico, antiácido, pomada antibacteriana, repelente, pomada para queimaduras, sais de hidratação oral, kit curativo, álcool gel, pastilhas para garganta, descongestionante nasal, até creme à base de hidrocortisona etc. etc.
Enfim... O grande dia chegou!
Minhas amigas norueguesas também já estão a caminho de lá... E nos encontraremos em Arusha, cidade ao norte da Tanzânia (quase divisa com o Quênia), onde fica o Orfanato.
Falando nisso... Hoje vou deixar aqui algumas informações e curiosidades sobre a Tanzânia. Assim que chegar lá, dou noticias! Ainda preciso descobrir se terá alguém da coordenação da ONG para me buscar no aeroporto. Mas este e um detalhe pequeno... :-)
Tanzânia, here I go!!

Informações & Curiosidades:
- O nome Tanzânia é um portmanteau de Tanganica e Zanzibar. Os dois estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar, que posteriormente no mesmo ano foi renomeado para o atual nome;
- A Tanzânia foi uma colônia alemã desde a década de 1880 até 1919. Foi colônia britânica entre 1919 e 1961. Pouco depois da independência, Tanganica e Zanzibar fundiram-se para criar a nação da Tanzânia, em 26 de abril de 1964. O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições democráticas no país desde a década de 1970;
- Capital oficial: Dodoma e Capital política: Dar es Salaam;
- A Tanzânia é montanhosa no nordeste, onde está situado o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África;
- A população está por volta de 38 329 000, com uma taxa de crescimento estimada em 2 %;
- Mais de 80% da população é rural. A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de apenas US$ 1,100.00 dólares em 2007;
- Quanto à religião, 30% da população é seguidora do Cristianismo, 35% são muçulmanos e 35% seguem religiões tradicionais africanas;
- A Tanzânia é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros seres humanos, encontrados próximos da Garganta de Olduvai, no norte da Tanzânia - uma área muitas vezes referida como "o berço da Humanidade";
- São faladas por volta de 100 línguas, a maioria delas da família Bantu. Após a independência, o governo reconheceu que isso representava um problema para a unidade nacional, e como resultado introduziu a língua suaíli em todas as escolas primárias para ampliar sua utilização.  Em função do contato dos povos com comerciantes e navegadores de língua árabe durante alguns séculos, o suaíli tem cerca de um quarto de suas palavras originadas do árabe.

9 comentários:

Yolanda Hollaender disse...

Que Deus te proteja, minha filha! Boa viagem!
Estou aqui a postos, seguindo teus passos e acompanhando cada instante de tua linda missão.
Levo a certeza de que você fará um ótimo trabalho.
Beijos
Tua mãe

Anônimo disse...

Oi minha querida,
Tô passando pra te desejar uma ótima viagem e um excelente trabalho lá... Sem dúvida será uma experiência inesquecível..
E eu estarei por aqui vendo o que ta rolando por aí, pq achei esse trabalho show!!
Mande notícias!
Super bj
Clóvis

Clovis disse...

Oi minha querida,
Tô passando pra te desejar uma ótima viagem e um excelente trabalho lá... Sem dúvida será uma experiência inesquecível..
E eu estarei por aqui vendo o que ta rolando por aí, pq achei esse trabalho show!!
Mande notícias!
Super bj
Clóvis

Anônimo disse...

Je, que vc se delicie com esta experiência. Tenho certeza que irá amar, mas tenho mais certeza ainda do bem que fará para estas crianças. Curte e aproveita para para realizar seu "chamado" verdadeiramente!!!!
Só um detalhe: Volta, tá??? rs...
Bjs
Gui

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amiga:
É com muito prazer que estou lhe visitando. E devo lhe dizer que você merece e tem o nosso respeito somado a profunda gratidão dada as suas ações a frente de tão importante projeto sócio-educacional junto a centenas de crianças e, por conseguinte desse povo, que, perece ser tão sofrido.
Gostaria de lhe dizer que os embates surgirão, as incompreensões, a até mesmo a falta de estender as mãos até mesmo junto aos próprios amigos que integram o projeto. Em acontecendo, não esmoreça, nem tão pouco se deixe abater. Essas crianças precisam muito de seu trabalho, e especialmente de seus conhecimentos, afinal é você quem está levando a eles o pão da sabedoria. Ore muito. Peça a Deus forças, inspiração e proteção e tudo caminhará conforme a boa vontade divina.
Luz e paz para você e a todos os integrantes de tão importante missão!
Qualquer dia eu retorno.
Paz e Luz!

Anônimo disse...

Querida Jé,

Muita luz no seu caminho!

Amo vc
Re

Eduardo R disse...

Jé, estou aqui na torcida por voce em sua "aventura". Acho super bacana seu investimento nessa empreitada, obrigado por compartilhar com agente. Tenho certeza de que isso acrescentará muito em seu crescimento pessoal e espiritual! Muita luz para você e que vc consiga realmente fazer diferença por ai! Beijos, E

Anônimo disse...

Je querida!! Que Deus a abençoe nessa jornada, estou aqui na torcida para que você realize seu sonho e mais do que isso, faça a diferença na vida dessas crianças...
bjs carinhosos!!
Clau

Marcelo disse...

Deusa !!! Acho que nunca antes senti uma experiencia que será tao win-win para os que serão abençoados por seu carinho e dedicação (como todos nos somos) e para essas crianças que vao ter tanto ... mas tanta energia e amor de voce que nao vao acreditar !!!

Sorte !!! Vamos que vamos !!!

Postar um comentário

Algumas dicas para postar um comentário: Esvreva sua mensagem. Selecione o perfil em Comentar como. Caso não tenha conta nas opções relacionadas, escolha Nome/URL.Escreva seu nome completo, desconsiderando o espaço URL.Visualize se quiser e clique em Postar Comentário. Sua mensagem será publicada automaticamente.